sexta-feira, 20 de junho de 2008

Animês - DBZ - Dublagem Portuguesa

Bom, hoje resolvi apresentar algo de interessante aqui no blog. Trata-se da dublagem (ou dobragem) portuguesa de Dragon Ball Z. Antes de começar, vou escrever uma breve história sobre ela:
A dublagem portuguesa foi adaptada da francesa e exibida na década de 90 pelo canal público português SIC. Como não dispunha de muita verba (e como os animês não eram conhecidos do grande público, de uma maneira geral - muito poucos na altura eram exibidos, como Sailor Moon), a dublagem foi feita por poucas pessoas, que se dispuseram a fazê-la. Com isso, houve a necessidade de uso de alterações de voz para o Piccolo ou o Cell, por exemplo. Além disso, muitos dubladores faziam vários personagens ao longo da série. Porém, apesar disso, a dublagem portuguesa foi feliz em um aspecto: os dubladores criaram frases engraçadas, que os personagens viviam dizendo, frases essas que sequer existiam no original. "Então quer dizer que essa versão é tosca?", devem vocês perguntar. Não. Muito longe disso. Graças a essas pequenas alterações (que não afetaram em nada a compreensão da história como um todo), DB foi um fenômeno de audiência em Portugal, sendo visto não apenas por crianças, mas por adultos também. Abaixo, vejam algumas pérolas soltas pelos dubladores durante o anime. Boa diversão. :)


0.09: - Oh, que belo cantor!- Ele tem uma voz notável! Notável!
0.12: - Pessoalmente não acho nada de extraordinário.
0:15: - Quem canta assim não é gago! Vai, fonecas!
0:26: - Argh, mas quando aquele se cala? Parece uma gata no cio.
0:30: - O que é que está a acontecer-me? Que dor de cabeça!
- Vamos voltar para casa!
- Olha, mas não te lembras disto, facilmente...
0:42: Ri-te! Vá, vá, ri-te! Ri-te até cair no chão com convulsões!
- Não pode ser! Ele é icorrigível. Acho que ele andou a beber demais!
- Estão sempre com o nariz levantado para as estrelas.



0:02: - Como és ingênuo, meu pobre crocodilo.
0:05: - Ignoras que eu sou o ser mais poderoso q existe no mundo.
0:10: - Ai, as mulheres.
0:13: - Anda cá, rapaz! Não podes ir até lá, rapaz, é muito perigoso! Eu já te disse
que é perigoso! Para não sermos notados o melhor é irmos a pé!
0: 26: - Ó careca, cala-te!
0:29: - Hmm, que medo... Pensas que vais me fazer medo com isso, peid@ cadocha? Não tens outra coisa? Pq eu tenho mais!
0:38: - Então, o que é que te aconteceu? Não foste ao ginásio hoje? Não estás em forma?
- Ao contrário, parece que engoliste um tigre!
0:53: - Mas eu não compreendo... Não é possível! Tu és o Vegeta, não é verdade? Não é verdade?
- Sim, cabeça de rã! Para dizer a verdade, deves-me chamar de Super Vegeta!


0.01: - Hércules estás pronto para o combate?
- Agora vão ver o que vão ver...
0:07: - E belo como um deus... Olhem só para essa musculatura...
0.14: - Agora ele já viu como é...
0:28: - Não acredito no que vejo! Ele é extremamente poderoso! É o nosso salvador! Vai-nos livrar deste horrível monstro!
- Sou o melhor...
0:37: - Ah! Ele não se mexe!
0:43: - Eia, mas como o gajo ficou...
- Admirem os músculos! Deixe-me apresentar: eu sou o Macaronni.


0:00: - Não me vês?
- Não, não te vejo. É que temos uma barreira INVISÍVEL entre nós, mas isso não faz mal.
0:06: - Oh, ele está a gozar comigo!
0.09: - Tem muito cuidado com ele, Son Goku. Ele não parece, mas é feroz.
0.12: - As mamas dele estão a disparar!
0:15: - Imbecil, criatura sem cérebro, cabeça de burra!
0:22: - A sério?
- Forma um ângulo reto com o corpo. Fuuuuuuu... tã, tã, tã, tã, tã, depois aproximamo-nos e fazemos um semi-círculo com os braços assim. Não podemos dar mais de três passos. São, são...
- Olha lá, eu não sou nenhuma bailarina, hein?
0:37: - É um homem que não tem frio nos olhos!


P.S. 1: Existem duas falas que eu não consegui legendar. Se alguém souber o que a ajudante do Mr. Satan (Hércules em Portugal) diz, eu agradeceria imenso. O mesmo vale para a cena em que a Chichi (Kika em Portugal) reclama com o Son Goku, e umas pessoas caem no chão.
P.S.2: Créditos totais ao membro do youtube chamado PTgex, que postou esses vídeos.