domingo, 8 de março de 2009

Power Rangers Girls e o Feminismo

Bem hoje é Dia da Mulher!
Uma data muito especial e significativa que homenageava uma das maiores dádivas de Deus para o ser humano:a mulher!

Para comemorar esse dia tão importante vou dar de presente para as mulheres que leem nosso Blog e curtem PR,uma coluna especial:

A coluna dessa vez visa comentar a importância do papel da mulher em Power Rangers e a diferença entre as Rangers de PR e as Rangers de Sentai.


Bem antes de começarmos um pequeno retrospecto: desde que as séries ficionais surgiram,a maioria das séries que visa mostrar um grupo quase sempre acrescia o elemento feminino no mesmo.

Porém no geral esse elemento era apenas para atrair audiência masculina e inflar o ego da mesma,afinal quase sempre o papel da mulher era renegado a apenas a "donzela em perigo".No geral as mulheres eram,na maioria dos casos, tratadas como inúteis,sentimentalistas,patricinhas ou dependendo do caso,como "Homens de saias"(o tradicional "tomboy".Haviam pouquissimas heroinas com "pulso firme".Entre elas,talvez a mais notavel seja a Mulher Maravilha(cujo criador era adepto do feminismo)

Mais ou menos nos anos 70,o movimento feminista ganhou mais força.Começaram a surgirem heroinas mais "fortes" e as antigas ganharam um "boost" na personalidade.Na Marvel heroinas como Jean Grey,Mulher Invisivel e Vespa,antes inuteis começam a se tornarem mais poderosas ou relevantes a seus respectivos grupos enquanto surgiam novas heroinas só para essa função(como a personagem Felina - The Cat,nos EUA - criada só para esse propósito)

Bem mas o que isso tem a ver com PR?

Bem depois das vitórias do feminismo,o preconceito continuava(e ainda continua até hoje,infelizmente),mas agora mais velado.

Agora tinhamos heroinas mais firmes.

E é nessa conjectura que,nos anos 90,durante a criação de PR,a Saban lança sua mais ousada cartada.
Uma cartada mais ousado até mesmo do que a propria criação de um tokusatsu americano.

A Saban decidiu que Zyuranger "carecia" de membros femininos e de que a Ranger Rosa precisaria de alguma amiga na série.E que as meninas fãs do show precisavam de mais garotas para se identificar.Com isso,o Ranger amarelo ganha nos EUA um alter ego feminino:



Uma das minhas Rangers favoritas,Trini Kwan,interpretada pela saudosa Thuy Trang.
Eu pessoalmente sempre adorei a Trini,era minha ranger favorita.Quando ela saiu até dei uma parada na série(mas voltei depois hehe)

Voltando,Trini e Kimberly eram personagens diferentes do padrão dos sentais.Ao invés de patricinhas futeis,frageis ou "machonas" elas eram valentes,decididas,sempre persistentes em seus objetivos e como lutadoras não deviam nada aos seus colegas masculinos.Em suma,ao inves do elo fraco elas eram realmente parte do grupo



Depois disso,PR começa uma tendência que vai até o dia de hoje:mulheres "pulso firme" e mais "pé no chão" e que em algumas ocasiões inclusive chegaram a liderar o grupo como Delphine,Jen e Taylor fizeram nas temporadas posteriores a primeira



Bem agora vem a pergunta:por que não temos um Red mulher(exceto a Charlie de SPD,mas ela era vilã e não existia no sentai então não conta)?

Porque no sentai não tem.Isso acontece porque os sentai são vistos como "coisa de menino" e as meninas acabam relegadas a assistir como "coisas de menina" shoujos como Sailor Moon,Sakura,Pretty Cure....
Embora esses shoujos sejam interessantes(eu mesmo sou fã deles),quase nunca mostravam como as garotas podiam ser realmente.Faltava algo nelas, que era justamente o que PR tinha:figuras femininas fortes e dependendo do contexto mais realista.

Afinal você leitora,seja honesta:você consegue se ver como alguma das personagens dos animes citados?Ou você se vê como uma figura feminina fraca?

Aí é que está.Apesar da decisão da Saban ser criticada e zoada nos dias de hoje,para a sua epoca foi algo realmente revolucionário de um certo ponto de vista.
A ideia era boa e casava com o clima de "politicamente correto" que a série sempre pregou



Uma vez um dos criadores de PR,falou no Rangerboard dizendo que seu maior orgulho era o desenvolvimento da figura feminina em PR.

Pessoalmente concordo com ele,pois as mulheres de PR são bem diferentes das outras que você em outras midias.Acho que já gastei muitos adjetivos para descreve-las,mas é sempre bom elogia-las afinal além da beleza eram grandes personagens e ótimas lutadoras.
Basta ver que em NS e DT,os considerados melhores personagens são Tori e Kira,as unicas mulheres de seus respectivos grupos,pois sua presença era bem marcante e forte.

Para concluir meu pensamento,quero dizer que é isso o que mais gosto em PR:desde a criação da franquia sempre tivemos uma ideia de grupo onde todos tinham sua função e eram igualados.Não é como sentai onde uma menina é machona e a outra é criançona/retardada(gosto delas mas as vezes esses estereotipos são irritantes)
E depois da estreia da Summer,PR nos mostra que o legado das grandes Guerreiras nunca acaba.

Okay, alguns argumentam dizendo que a Kat era frouxa,mas olhando por um lado ela era a mais corajosa pois não sabia lutar como as demais,mas ignorou sua fragilidade e aceitou se tornar uma heroina e a meu ver pelo menos teve um ótimo desempenho.

Para terminar essa coluna(que eu espero não esteja confusa ou ruim)quero dizer que isso é o que realmente gosto em PR,é o que me faz sempre soltar perolas como "tomara que ano que vem o sentai tenha duas mulheres" porque elas merecem uma representação justa da série.Elas são humanas como nós com as diferenças que as fazem unicas,mas que ainda assim as fazem humanas

Para mim as series não deviam ter isso de "para menino" ou "Para menina",devia ser algo para ser admirado por todos.E a meu ver PR até tentou fazer isso com bons resultados.Eu fui criado praticamente só pela minha mãe que passou por coisas que fariam até homens considerados "bonzões" amarelarem e por isso fico irritadiço quando a mulher é mostrada como elo fragil pois é meio irrealista e um tanto desrespeitoso para as mulheres alias elas já tiveram suas conquistas.

Esse dia especial mesmo(que devia ser feriado)foi criado para homenagear um valente grupo de mulheres que morreu lutando pelos seus ideias,logo acho injusto ver as mulheres sendo tratadas de maneira tão leviana como "objetos de desejo" ou "interesses amorosos".Elas podem ser mais.Elas podem ser fortes,corajosas e criar situações muito mais interessantes devido ao fato de serem estreladas por belas donzelas hehe.

Por isso sou a favor da representação mais justa e sou veemente contra o machismo pois mulher pode ser mecânica,mulher pode liderar,mulher pode lutar e mulher pode seguir seus proprio ideais!


Espero que tenham gostado.Tentei fazer um texto interessante com imagens e espero que não se importem de eu só ter posto imagens de MMPR.
Como presente deixo essa montagem de algo que eu sempre quis ver em Zeo hehe:




Qualquer elogio ou critica sintam-se a vontade para falar do mesmo no Chat.

Espero que as mulheres gostem,tentei meu melhor para homenagea-las de forma respeitosa e educada.

Essa filosofia é o que sempre me foi ensinado pela minha mãe,que sempre me ensinou como ter força e garra e nunca afrouxar.Minha mãe foi um verdadeiro exemplo para mim em quase tudo e foi graças a ela que eu estou conseguindo fazer esse especial.Foi ela que me ensinou a respeitar as mulheres e o que elas são capazes de ter uma força de vontade que supera limites incriveis(afinal elas já sofrem um bocado para darem a vida - um dom maravilhoso que é só delas - e para viverem afinal tem suas funções corporais que trazem coisas que podem ser desagradaveis e que nós homens nem fazemos ideia de como doem)

Quero aproveitar para desejar as leitoras deste humilde blog um Feliz Dia da Mulher e que elas continuem firmes e fortes na luta pelos seus sonhos.

Fiquem com Deus e até a proxima

"Se Deus criou algo mais lindo que uma bela mulher,Ele guardou para Si"