sábado, 7 de maio de 2011

PR - Samurai: Mais Audiência

Mais alguns dados de audiência para PR Samurai. Correspondem ao episódio de estréia do Ranger Dourado (e cujos números coloquei em postagens anteriores). Dessa vez os números tem como origem o Disney Research da Nielsen Media Research Data, que tem um sistema de contagem de audiência cujo entendimento é um tanto quanto complexo.

De qualquer forma, o episódio 11 conseguiu 4,6 com um share de 22.

Como eu disse esse sistema é um tanto quanto complexo. Cada um destes "pontos" equivale a 247.600 teleespectadores da faixa etária que está sendo avaliada. Sendo assim, temos 1.136.200 de teleespectadores entre 6 e 11 anos vendo PR Samurai (6 a 11 anos é a média de idade que é normalmente usada quando esses números de PRS aparecem). Como o episódio teve um total de 3.184.000 de pessoas assistindo, descobre-se que:

35,68% dos teleespectadores eram crianças entre 6 e 11 anos, enquanto os demais 64,32% eram ou crianças abaixo dos 2 anos ou pessoas com mais de 12 anos.

Isso também dá uma idéia de quanto os números de audiência para as estréias que ocorreram no domingo seriam por esse sistema. Pegando os totais de domingo, tira-se 35,77% (para estimar os teleespectadores entre 6 e 11 anos)e divide-se por 247.600, se consegue os seguintes números:

4,5 - 4,2 - 4,1 - 4,3 - 3,9 - 4,0 - 3,2 - 4,0 - 3,7

Respectivamente, a audiência dos 9 primeiros episódios usando a fórmula proposta por um fã no RB.

O que isso prova? Que, no frigir dos ovos, os índices de audiência da série nos domingos não eram tão ruins. No entanto, o deslocamento das estréias para os sábados fez com que a série conseguisse números ainda melhores.

Considerando que estes números se referem apenas a uma faixa etária em especial (e não de uma forma geral, como os números anteriores), percebe-se que a maior parte não era exatamente de crianças. Mas, vale ressaltar que isso não é uma estimativa precisa. Os números podem variar bem como as conclusões que se pode tirar deles.

Conclusão? O sistema de audiência lá é complicado de se entender, mas dá para se ter uma idéia de como as coisas estão no que se refere a audiência.

Fonte: RB.

Apenas uma coisinha: tentei fazer os cálculos com a minha calculadora (uma HP 12c) e percebi que os números propostos no RB estão, aparentemente, errados. Não é um erro grotesco, a diferença não é tão alta assim, mas o recado está dado hehe.

De qualquer forma, vou checar com eles mais algumas coisas, depois vou ver se refaço a fórmula. Quando eu conseguir decifrar os mistérios desses números, vou tentar trazer resultados mais precisos para vocês.

Traduzindo isso de forma mais clara: não me responsabilizo por estes números. Eu não fiz essa conta (ainda).

Fora que ainda estou meio confuso com os sinais matemáticos. Nos EUA, o ponto representa a vírgula, enquanto aqui é separador de centena e milhar, por exemplo. Só que eu não sei se é 4,6 ou 4.6 (sendo este último um número diferente). Porém, quando entender, e eu vou já que gosto de matemática, vou tentar esclarecer para vocês.

Abraços!

PS: Rangersonline, tentando ensinar matemática e estatística desde 2011.

Nenhum comentário: