terça-feira, 9 de julho de 2013

Dairanger, os "Power Rangers esquecidos"

Alguns dias atrás, o Fury Diamond do Blog Samurai Cast participou do evento Licensing Expo, onde a Saban revelou Super Megaforce, a sequência de Megaforce (mega-redundância!) que estará adaptando Gokaiger e que isso não inclui somente os zords, como alguns pensaram, mas sim os uniformes também. Fury afirmou que dentre as várias cenas apresentadas no vídeo promocional, houve uma que chamou sua atenção: a aparição dos membros de "Gosei Sentai Dairanger" ("Esquadrão das Cinco Estrelas Dairanger" em tradução livre), o sentai utilizado para criar a segunda temporada de PR.

A história de Power Rangers e "Dairanger" foi um tanto... estreita. O sentai trazendo as aventuras do Esquadrão das Cinco estrelas foi o sucessor de Zyuranger (o sentai que virou PR). Com o sucesso de Power Rangers, a Saban não decidiu parar de produzir episódios. Quando a Saban esgotou o estoque de cenas do sentai, acabou solicitando a Toei que filmassem mais cenas de Zyuranger para que eles pudessem achar (esse "material inédito" foi apelido de Zyu2 pelos fãs). No entanto, chegou um momento em que a Saban resolveu adaptar Dairanger. Como os uniformes de Zyuranger eram sinônimo de PR e trocá-los, no auge do sucesso da série, seria uma manobra por demais arriscada, a Saban decidiu adaptar Dairanger de forma parcial, usando somente as cenas dos zords e do Kiba Ranger (o Ranger Branco). Essa prática persistiu com o sentai seguinte (Kakuranger), mas com a "febre Ranger" dando uma acalmada, a Saban decidiu aproveitar o período de férias do elenco e, preparando o terreno para as grandes mudanças que faria em Power Rangers Zeo, lançou a "mini-série" dos Alien Rangers onde os uniformes de Kakuranger acabaram sendo usados.

Com isso, Dairanger terminou sendo o único sentai (até o momento) que nunca teve os seus uniformes usados em PR de forma alguma. Uma antiga lenda urbana dizia que os uniformes seriam usados em "Power Rangers na Galáxia Perdida" para mostrar os "Rangers Ancestrais", os antecessores daquele grupo. No entanto, Judd Lynn, produtor de Power Rangers na época afirmou em uma entrevista para o site Fuñaroverse que a idéia de fazer um episódio para os Rangers Ancestrais foi apenas uma dentre várias que a equipe de produção conversava quando os atores pintavam nos escritórios deles para bater um papo. Ele disse que nunca gostou da ideia porque achava que o resultado final que ele achava que seria "Samurai Rangers" (sabe-se lá porquê!) e que este não seria muito diferente do que eles costumavam fazer. Segundo Lynn nem mesmo quando tinham o orçamento necessário para fazer um filme, eles conseguiriam criar uma pessoas de eras ancestrais de forma realista, sendo o mais próximo disso os malakians do filme de Turbo e o povo de Mirinói.

Mesmo assim, o "fantasma" de Dairanger ainda esgueirava-se pelos cantos. Olhos atenciosos verão que o personagem "Ryuuranger" (o Ranger Vermelho da série) fez uma rápida aparição em MMPR: como em Dairanger, os protagonistas "apareciam no topo dos zords", olhos atentos podiam notar a presença de figuras humanas no topo dos zords em algumas cenas. Claro, era algo perceptível, mas não quer dizer que estava lá. O exemplo que gosto de citar é uma cena de "White Light": quando começava a formação do Megazord ao som de "Go Go Power Rangers" é possível notar a presença do Ryuuranger no topo da cabeça do Thunderzord do Ranger Vermelho....

Anos depois em Power Rangers na Galáxia Perdida a Saban se viu as voltas em como adaptar a morfagem do Defensor Magna, após Mike assumir os poderes. Em Gingaman (o sentai que usado para LG) a transformação do sexto guerreiro envolvia o personagem erguer a espada pra cima e se transformar. Para evitar a óbvia comparação com o lendário He-man, já que o personagem pertencia a outra empresa (a Mattel, que aliás, pode ser considerada como rival da Bandai no ramo dos brinquedos), alguém na Saban decidiu usar alguns dos ítens de Dairanger que não foram usados em MMPR e que deviam estar apodrecendo em algum lugar do set. Com isso, Mike ganhou um transformador e Mike nunca pode lutar "pelos poderes de Grayskull".

Mike: Tenshin Da é a "Okaa-san"!
E se uma ideia funciona uma vez, que mal há em tentar de novo? Em Power Rangers Força Animal, a Saban /Disney precisou adaptar o chefe dos vilões de Gaoranger... uma pedra falante. Como alguém deve ter achado que a ideia não ia funcionar muito bem, revolveram reaproveitar a fantasia do personagem "Imperador Gohma" de Dairanger que também devia estar "de bobeira" em algum lugar do estoque de materiais da produção. Assim, nasceu o Mestre Ogro como nós conhecemos que, apesar de ter um cara com uma roupa e maquiagem bizarras, estava longe de ser uma pedra falante!

Mestre Ogro: Quem é Gohma?
Depois disso, a vida seguiu no universo Ranger e a franquia passou por grandes mudanças: A Saban comprou a franquia, levou a produção para a Nova Zelândia e começaram a fazer novas temporadas. Anos passaram, a Saban comprou a franquia de volta e lançou Power Rangers Samurai na Nickelodeon. Com a nova temporada tendo feito sucesso, a Saban lançou mais uma equipe de Rangers, Megaforce, para comemorar os vinte anos da franquia. A Saban decidiu mesclar os sentais Goseiger e Gokaiger em uma série só e assim criar Megaforce.

Mas sendo Dairanger parte integrante da história de PR, por que eles iam perder o aniversário? Em dos episódios, foram usadas cenas da "Guerra Lendária" de Gokaiger para mostrar os misteriosos sonhos "premonitórios" de Troy, o Ranger Vermelho. Provavelmente por descuido de alguém na equipe de edição, Ryuuranger, mais uma vez, conseguiu fazer uma pontinha na franquia. Só que dessa vez, bem mais óbvia que uma figura bem pequena em uma cena com zords:

Theo: Casey, quem é esse cara? Não lembro da foto dele nos guias oficiais.
Casey: Calaboca e continua lutando, cara!

No final, se os uniformes de Dairanger serão usados em Power Rangers Super Megaforce de alguma forma ou se a aparição no vídeo promocional foi simplesmente algo aleatório, ainda não se sabe. Mas em minha opinião, foi apenas algo que a equipe de produção deixou passar, se não por puro descuido, para dar aos fãs um pequeno "Easter Egg", que nesse caso, não é um ovo de páscoa, mas sim um termo usado para designar uma pequena referência dentro da série, que é reconhecida por fãs da mesma mas passa despercebida para o telespectador comum.

Fontes: RB, Blog Samurai Cast e Supersentai.com.

Abraços!

2 comentários:

Anônimo disse...

Descobri outra curiosidade
bizarra outro dia :supostamente
alguem estava pensando em adaptar
Ryukendo como um remake de
VR Troopers mas o projeto foi
abandonado depois que a Saban
readiquiriu os direitos sobre
os "metal heroes americanos " !

Anônimo disse...

Analisando Dairanger tinha
muitos elementos desfavoraveis:
viloes humanos,soldados bregas,
cenas violentas e muitos elementos
chinesas, era arriscado demais
tornar PR tao diferente ja no
segundo ano, e Saban deve se lembrar
da experiencia com Voltron que
na segunda temporada adaptou um
anime razoavelmente parecido com
Golion e viu a audiencia diminuir !